Em busca de rotas escolares com mais acessibilidade e ações que incluem as crianças na mobilidade urbana, o coletivo Cidade Ativa, em parceria com a IDOM, desenhou um plano de ação baseado no diagnóstico de dois casos da cidade de São Paulo. Disponível gratuitamente e online, o material serve como inspiração para outras cidades que pretendem tornar o espaço urbano mais seguro e acessível.
Abaixo, veja o texto publicado junto do plano de ação "Rotas Escolares Seguras e Acessíveis para todas as crianças".
"Em 2022, a Cidade Ativa, em parceria com a IDOM, teve oportunidade de desenhar um plano de ação para a implementação de 'Rotas Escolares Seguras e Acessíveis para todas as crianças', projeto idealizado pelo Banco Mundial em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), e com apoio do Governo Britânico e da Inclusive Education Initiative.
Artigo Relacionado
Mobilidade urbana e primeira infância: a transformação das cidadesA proposta partiu da análise do existente 'Rota Escolar Segura'*, da CET-SP e Prefeitura Municipal de São Paulo, como base para elaboração de um estudo para complementar a atuação da CET-SP através da lente da inclusão, em implementação de futuras rotas escolares mais acessíveis e novas ações pedagógicas dentro do tema da mobilidade urbana. O objetivo do estudo era identificar necessidades e oportunidades de melhoria no acesso às escolas para crianças e cuidadores, em termos de acessibilidade universal e inclusão, em regiões vulneráveis do município.
A partir da definição e diagnóstico de dois territórios, Vila Carmosina (ZL) e Vila Campestre (ZS), foram explorados aspectos processuais e projetuais para melhoria nos trajetos escolares. Além de coleta e análise de dados específicos, foram realizadas sequências de atividades com a comunidade local e escolar. Em paralelo, duas oficinas foram realizadas para troca de conhecimento e experiências sobre o tema, junto ao poder público, especialistas nas áreas temáticas do projeto e sociedade civil.
O resultado do estudo foi um Plano de Ação construído a muitas mãos, com soluções de planejamento, desenho, operação e monitoramento para garantir um acesso mais justo e seguro através dessas rotas escolares. Este material já está disponível para consulta através do site do Banco Mundial.
A Cidade Ativa agradece a construção coletiva de todas as pessoas que participaram deste trabalho e espera que os documentos possam inspirar organizações e ações em outras cidades."
*O programa "Rota Escolar Segura" surge em resposta ao Plano de Mets da Cidade, como parte do projeto "Vida Segura".
Para baixar os documentos específicos, acesse diretamente:
-
- Identificação dos desafios e necessidades
- Avaliação de melhores práticas e soluções
- Vistorias realizadas para identificação dos desafios
- Atividades de engajamento para identificação de necessidades
- Recomendações e plano de ação para rotas escolas seguras e acessíveis para as crianças em São Paulo
- Resumo executivo (Português, Inglês, Espanhol)
- Guia de rotas escolares seguras e acessíveis